Infelizmente, esta é a verdadeira "realidade virtual".

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O Golpe do Registro de Domínio

Este é um tipo de golpe
muito frequente

entre os meses
de dezembro e janeiro. 


Este é um tipo de golpe que se repete principalmente quando chega o final de um ano ou poucos dias depois do início do ano seguinte. As vítimas são pessoas que administram sites e blogs. Se você receber algum, geralmente via e-mail, não pague. Os verdadeiros boletos para isto são enviados através dos servições de correios, não por e-mails, WhatsApp ou qualquer outro meio disponibilizado pela Internet. Apesar de já ser muito conhecido, muitos proprietários de empresas - principalmente micro e pequenas empresas - têm se tornado vítimas dessas fraudes.
O registro de um domínio é um serviço público declaratório. Uma pessoa ou empresa declara que deseja obter um nome para seu site e o Registro.BR informa se este nome está disponível para registro ou não. Caso o nome de domínio esteja disponível, este nome é disponibilizado para a pessoa interessada. Porém, essa pessoa terá que pagar uma taxa anual e divulgar as suas informações pessoais ou empresariais. Em outras palavras, a empresa ou pessoa precisam informar publicamente que detém a posse deste domínio expondo o e-mail, CPF ou CNPJ, endereço residencial ou empresarial entre outras informações. 
Geralmente os endereços que constam nesses boletos falsos como se fossem da origem dos mesmos são de estados diferentes daquele onde as pessoas que os recebem residem. No exemplo na ilustração, observe que os três telefones informados têm DDDs diferentes. O objetivo é dificultar a checagem da origem real. De qualquer forma, basta lembrar o seguinte: boletos são documentos gerados por bancos, e nenhum banco envia informações às pessoas por e-mail ou por qualquer outra forma de envio pela Internet. As informações bancárias são sempre enviadas através dos Correios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e seus comentários serão bem recebidos. Grato desde já pela sua colaboração.

O que pode estar por trás de postagens compartilhadas sem que se saiba a origem delas?

Por trás  das "correntes" e outras postagens compartilhadas, há muito mais do que quem compartilha imagina. Apesar d...