Infelizmente, esta é a verdadeira "realidade virtual".

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Dez Grandes Perigos no WhatsApp

As "correntes"
são sempre perigosas
se não forem tomados 
certos cuidados.


O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados por quem precisa ou prefere transmitir e receber mensagens instantâneas. Entretanto, o aplicativo, que foi criado para ser inicialmente um veículo de comunicação instantânea, está sendo cada vez mais usado como se fosse uma rede social. Isto requer muitos cuidados, inclusive porque o WhatsApp pode ser usado por crianças. É preciso ter muito cuidado com o compartilhamento de fotos, piadas, vídeos, etc. Se você recebe estas coisas de um amigo ou uma amiga mas não sabe como ou por quem o compartilhamento começou, é melhor não compartilhar e excluir o material recebido imediatamente: ele pode conter um vírus ou um link para abrir acesso a seus dados pessoais e aos das pessoas que se comunicam com você. Desconfie principalmente de fotos e vídeos com piadas e das "correntes".
O site Tecmundo, um dos mais respeitados e conceituados da Internet, listou correntes falsas que costumam circular no WhatsApp, as quais seguem abaixo:


1 - Quem tem ícone vermelho:


2 - Cancelamento do WhatsApp:
3 - Postagem de conversas e fotos do WhatsApp no Facebook:

4 - Contas disponíveis:
  • Detalhe importante neste caso: os autores da mensagem se identificam como "Andy" e "John" e como "diretores do WhatsApp", mas não expõem seus nomes completos. Quando um diretor de seja o que for envia uma mensagem particular ou a várias pessoas, ele se identifica com nome e sobrenome.
5 - Renovação da Carteira de Motorista: 

6 - Novos valores de multas no trânsito:
7 - Carros roubados, documentos perdidos, etc., com número de telefone celular ou fixo. 
  • O objetivo é clonar o seu telefone.
8 - Enfermeiras(os) espalhando vírus:
  • Quem espalha o vírus (para computadores e celulares) são as pessoas que compartilham a mensagem.


9 - Envio de mensagens para você ganhar créditos para o seu celular:
  • Veja que "coincidência": as três operadoras foram fundadas no mesmo ano e fazem aniversário juntas. O pior é que há pessoas que acreditam.


10 - Combo baseado em momentos políticos.

Atentem para o fato de que ninguém cria uma mensagem falsa só para alguém apenas vê-la e repassá-la. É óbvio de que são tentativas de golpe, e não somente através do WhatsApp. Postagens como estas são cada vez mais comuns também nas redes sociais e em todos os programas de bate-papo. Desconfie inclusive das mensagens de Natal, final de ano, Páscoa, etc., transmitidas a você pelas pessoas de sua confiança. Nem todas as "correntes" são falsas, mas a única forma de garantir sua própria segurança e a de todas as pessoas que se relacionam com vocês é esta: não as repasse e exclua todas elas imediatamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e seus comentários serão bem recebidos. Grato desde já pela sua colaboração.

O que pode estar por trás de postagens compartilhadas sem que se saiba a origem delas?

Por trás  das "correntes" e outras postagens compartilhadas, há muito mais do que quem compartilha imagina. Apesar d...