Infelizmente, esta é a verdadeira "realidade virtual".

sábado, 16 de dezembro de 2017

Golpes Reincidentes que Sempre Funcionam

Alguns tipos de golpes
desaparecem por um tempo

e depois retornam.



Alguns tipos de golpes através da Internet se tornam muito conhecidos e por isto "desaparecem", mas começam a se tornar frequentes algum tempo depois. O pior é que, quando retornam, muita gente cai neles. Pessoas que caem em golpes assim não são apenas vítimas dos golpistas, são principalmente vítimas de si mesmas, de seu próprio descuido. Este é o caso daquele golpe que há anos tem sido um "velho conhecido" através dos e-mails.
Você abre seu e-mail para ver se alguém lhe enviou novas mensagens, e lá está a já tão conhecida "advertência": "Alguém que você conhece acaba de postar fotos suas." Ora, se a frase diz "alguém que você conhece", isto já significa que o objetivo é induzir você a verificar quem foi. Isto já é um indício de tentativa de golpe. A Norton, empresa que oferece serviços de segurança na Internet, informa que o velho golpe sempre retorna com novas adaptações, mas a finalidade é sempre a mesma.
Também nas redes sociais, outro velho golpe que sempre retorna e faz novas vítimas: aquele do tipo "com qual personagem você se parece". Geralmente a pergunta é: "Que personagem de (título de uma novela, um filme, etc.) se parece com você?". O indício mais evidente de que isto é um golpe: a pergunta é qual personagem se parece com você, e não com qual personagem você mesmo(a) acha que você se parece. O intuito está claro: fazer você se sentir o "centro das atenções". Quando você clica para saber qual é o tal personagem, são solicitados seu e-mail e seu telefone. Depois você recebe uma cobrança por um serviço ou produto que você não solicitou, mas você não terá como comprovar que não fez a solicitação porque forneceu seu e-mail e/ou o número do seu telefone porque você mesmo(a) quis. 
Se você receber um alerta de uma rede social para um e-mail que nem está associado à sua conta, é lógico que isto é mais uma tentativa de golpe. Entretanto, ainda há pessoas que caem nele. Nestes casos os URLs são falsos e direcionam você a um endereço eletrônico ou uma página falsa através da qual o golpe se concretiza. Para não se tornar mais uma vítima de um golpe tão evidente, basta desconsiderar a mensagem e não clicar em coisa alguma, não fazer nada que ela mandar ou sugerir e excluí-la até mesmo da lixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e seus comentários serão bem recebidos. Grato desde já pela sua colaboração.

O que pode estar por trás de postagens compartilhadas sem que se saiba a origem delas?

Por trás  das "correntes" e outras postagens compartilhadas, há muito mais do que quem compartilha imagina. Apesar d...